Documentário: Luta por Justiça, crimes contra a humanidade

Em 1975, a Operação Barriga Verde sequestrou e torturou 46 homens e mulheres do Partido Comunista Brasileiro em Santa Catarina. No ano seguinte, o auditório do Instituto Técnico Federal de Santa Catarina foi utilizado pela Justiça Militar para realização de uma audiência com os presos políticos. No episódio, o professor Marcos Cardoso Filho foi exposto aos seus estudantes e não obteve o relaxamento da sua prisão, assim como outros homens e outras mulheres encarceradas pela ditadura civil-militar em Santa Catarina.

É por conta deste episódio que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC TV), realizou uma pesquisa sobre a audiência a pedido da Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright, que resultou no documentário sobre a trajetória de vida do companheiro Marcos Cardoso Filho. O trabalhado da diretora Giovana Perine é um documentário memorialístico fundamental para alimentar o importante debate de que não basta à revelação da verdade e da memória, mas que é preciso a justiça, pois os crimes contra a humanidade não prescrevem e a ditadura insiste em deixar as suas permanências no tempo presente.

Em carta denúncia sobre as violações de direitos humanos nos cárceres catarinense, o companheiro Marcos Cardoso Filho escreveu:

“Optei pela denúncia pública, não existe outra forma de lutar contra a opressão. As vítimas de agora, serão livres no futuro, os torturadores de hoje, serão os réus de amanhã. Nos tribunais da história não adianta a força, ninguém tem privilégios, cada um é julgado pelos seus atos.”

Agenda

agenda

Facebook