Mostra de Cinema Ver o Outro – Escola de Formação Popular e Direitos Humanos

capa
A primeira edição da Mostra de Cinema Ver o Outro traz filmes e documentários nacionais recentes que discutem temas relacionados aos Direitos Humanos.  Ao final das exibições serão promovidos debates entre especialistas e o público. O evento faz parte da planejamento anual do CDH e será conteúdo da Escola de Formação Popular e Direitos Humanos. É aberto para os mais diversos públicos que tenham interesse em aprofundar sobre a temática dos Direitos Humanos e traz discussões transversais. Oferece certificado de 12 horas para quem participar dos 3 dias ou referente à participação de cada pessoa.

A Mostra é uma realização do CDH com o apoio do Sesc, Bom Jesus Ielusc e a Agência Experimental de Publicidade (AEP). As apresentações acontecerão no Sesc: Rua Itaiópolis, 470 – Bairro: América. O evento é gratuito e fornece certificado de participação. Para quem precisa de certificado é importante realizar a inscrição que está disponível na página inicial do site do CDH, as vagas para recebimento de certificado são limitadas.

Para abrir o evento será apresentado o filme Defensorxs. O documentário retrata a luta dos defensores de direitos humanos em cinco cidades brasileiras. Na sexta-feira, o tema da noite será a violência do estado, com o documentário Mataram Nossos Filhos e o curta metragem A Fábrica. Para fechar a Mostra, a temática apresenta e discutida com o público será a ditadura, com os filmes Ditadura Reservada e O Segredo da Família Urso.

Data: 03 – Quinta-feira
Horário: 19h30

Defensorxs

De Yargo Gurjão, Roger Pires – Nigéria Filmes (CE). Documentário: 86 min. Classificaçã0: 10 anos
Sinopse: O filme registra o cotidiano da luta de populações indígenas e LGBT, a ação de defensoras e defensores dos direitos à moradia e à justiça, a resistência de comunidades tradicionais a megaobras do Estado.

Data: 04 – Sexta-feira
Horário: 19h30

Mataram os nossos filhos

De Susanna Lira – Modo Operante (SP). Documentário: 71 min. Classificação: 10 anos

Sinopse: O filme revela a luta de mães dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro que tiveram seus filhos assassinados. O documentário acompanha a dura jornada pela busca de justiça e pela preservação da memória desses jovens.

A Fábrica

De Aly Muritiba – Grafo Audiovisual (PR). Ficção/Drama: 15 min. Classificação: 10 anos
Sinopse: Um presidiário convence sua mãe a arriscar a própria segurança para levar um aparelho celular para ele dentro da penitenciária.

Dia 5 – Sábado

Horário: 9h30 Manhã

Ditadura Reservada

De Fabrício Porto – Guarda Filmes (SC). Documentário: 79 min. Classificação Livre.

Sinopse: O filme aborda o regime militar em Joinville e região resgatando depoimentos de ex-presos políticos, historiadores, radialistas e sociólogos convidados que contam como foi esse período em Joinville. Esse resgate é acompanhado de histórias de vida como a de Edgard Shatzmann e sua esposa Lucia Shatzmann que viveram a perseguição do regime.

O segredo da família urso

De Cíntia Domit Bittar – Novelo Filmes (SC). Ficção/Drama. 20 min. Classificação: 14 anos

Sinopse: 1970, ditadura militar brasileira. Geórgia, uma menina de 8 anos, é proibida de entrar no porão de sua casa, onde costumava brincar. Longe dos olhos dos pais e da velha babá, Geórgia encontra a porta destrancada: há alguém lá dentro.

Em breve mais informações sobre a programação, participe!

Agenda

agenda

Facebook