Permacultura e o cuidado com a casa comum

 IMG_5472

Aconteceu ontem (19) o encontro do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) de Joinville. Cerca de 30 pessoas se reuniram para aprofundar o “Cuidado com a casa Comum”. Para isso a assessoria ficou por conta do Coletivo Permacultura de Joinville com o Engenheiro Ambiental e Agricultor Christian Duarte. O CDH tem parcerias com o Cebi e participa ativamente das formações que dizem respeito ao direito humano ao meio ambiente saudável.

Antes de iniciar o tema foi realizado um momento de espiritualidade observando a natureza ao redor do espaço do encontro. Com cantos, amizade e muita acolhida o domingo foi regado com chuva e muito aprendizado sobre o “Cuidado com a Casa Comum”.

O conceito de Permacultura parte da conexão com a “sustentabilidade real”, diferente daquela sustentabilidade abordada pelas empresas. Trata da (re) inserção equilibrada do ser humano ao meio ambiente. Christian enfatiza que a natureza só se sustenta porque seu processo é cíclico, inverso do que é apresentado pelo sistema que propõem a linearização dos recursos.IMG_5470

O cuidado com a casa comum parte da observância com a agressão ao meio em que se vive: desmatamento, agrotóxico, transgênicos e todo o tipo de poluição da água, do ar e do solo. Temáticas que muitas vezes ficam invisibilizadas por conta do consumo desenfreado. De acordo com Christian é difícil, por exemplo, associar doenças com a injeção de agrotóxicos nos alimentos, porque é uma manifestação cumulativa no organismo e pode levar anos para apresentar problemas.

A agressão ao meio ambiente corrobora também com a diminuição da qualidade de vida e promove as desigualdades, violência e stress. “Os medos de hoje são urbanos”, comenta Christian. Assim, a Permacultura destaca uma ética que se preocupa com a terra, com as pessoas, com a partilha dos excedentes e consumo consciente. Observar a natureza e seu tempo é um dos princípios do Coletivo com soluções pequenas e lentas que valorizem a diversidade da vida e dos recursos do planeta.

A Permacultura propõem então mudanças de paradigmas e pretende superar o individualismo, a superioridade, o imediatismo e sugere o ser humano como um contribuidor da natureza. O grupo teve acesso a atividades práticas realizadas pelo Coletivo como composteiras, banheiro ecológico, plantações de hortas sem o uso de agrotóxicos e receitas caseiras para repelir insetos das hortaliças.IMG_5467

O segundo momento da formação foi com o biblista e Professor Orides Bernadino que orientou o grupo a procurar na bíblia passagens que refletem as inciativas da Permacultura e o cuidado com a casa comum. Foram relatados textos que condenam a preocupação com o acúmulo de alimentos e roupas e que ressaltavam a maravilha da complexidade da criação.

 

Agenda

agenda

Facebook