Semana da Consciência Negra começa neste sábado

Semana da Consciência Negra começa neste sábado (15/11)

Semana da Consciência Negra começa neste sábado (15/11)

Mais de 20 eventos confirmados, programação gratuita segue até o dia 24 deste mês

Começa neste sábado (15/11) a programação da 6ª Semana da Consciência Negra em Joinville. Realizada oficialmente desde 2009, o evento neste ano contará com manifestações culturais afro-brasileiras, sessões de cinemas, palestras, cortejos públicos, lavagens de monumentos, cultural e beleza afro e as tradicionais rodas de samba. Toda a programação segue até o dia 24 de Novembro e é gratuita.

As atividades abrem com a “Homenagem a Umbanda”, uma comemoração pública do aniversário da religião de matriz africana com a presença de Centros de Umbanda (Ylês) de Joinville e região. O evento inicia às 16h no Parque da Cidade, setor Guanabara, e contará com a entrega de flores, ervas e frutas simbolizando a manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A noite o encontro das Casas de Santo se dará no Yle Ashe de Omulu, no quiriri a partir das 19h, com a saída de ônibus gratuitos direto do Parque da Cidade.

Paralelamente, ocorre às 17h no Escondidinho Lanchonete Dançante o evento “I Love my hair”, com a temática África em Mim. A ideia visa destacar o cenário e a beleza afro em Joinville, uma cidade que se reafirma enquanto germânica mas que possui uma história forte de negritude invisibilizada. “I Love my hair” é organizado pelos grupos Amigas Cacheadas Joinville, Miss Meyre e Real Beleza.

No domingo (16/11), no Parque da Cidade, é a vez do Programa Chora Cavaco, ao vivo a partir das 11 horas. Tradicionalmente ligado ao pagode e ao samba o programa contará com a presença das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Joinville. Além disso, apresentações de capoeira, afoxé e grupos afro estão programadas.

O Ipadê, comemoração realizada na Câmara de Vereadores, ocorre na segunda-feira (17) com palestras sobre saúde da mulher negra, violência e intolerância racial e educação para a igualdade. O evento celebra os 32 anos do candomblé na cidade e homenageará mães negras que tiveram suas vidas dedicadas a perpetuação das tradições afro, a dignidade de seus filhos e filhas, e a resistência e valorização do povo negro. No encerramento da atividade, um manifesto sobre a inclusão da pauta “igualdade racial”, redigido por entidades e movimentos sociais negros de Joinville, e região será entregue as autoridades do estado e município.

Na terça-feira (18), o debate prossegue nas escolas com as Exposições “África em Nós”, “Negras Memórias” que visam ambientar as vivências afro-brasileiras com o convívio escolar e desmistificar as religiões de matriz africana, além de estabelecer um diálogo com as memórias de negros de Joinville. O projeto prossegue com uma Caravana Cultural e as apresentações de capoeira, makulelê, danças africanas, bem como palestras de professores da rede municipal de ensino. O encontro ocorre na Escola Amador Aguiar das 10h30 às 11h30 e das 14 às 15h30. No período da noite, as Casas de SantoAbassa Inkise Nzazi e Choupana de Obaluaê recebem o “Cine no Ylê”, uma sessão de cinema gratuita com a temática negra seguida de palestra e debate.

Na quarta-feira (19) as programações do “Cine no Ylê” continuam nas casasYlê Ashe D’Oshun, Centro de Umbanda Ylê Ashe D’Iansa e Ylê Ashe de Omulu sempre seguidos de debates, palestras e coffee break. Além disso, a Caravana Cultural e as Exposições “África em Nós” e “Negras Memórias” percorrerá a Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes das 10h30 às 11h30h e das 14h às 15h.

O Dia da Consciência Negra (20/11), que dá origem à semana de celebração e é reverenciado em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares, contará com diversas atividades. A programação inicia com a homenagem aosdescendentes afros sepultados em Joinville às 10h30 no Cemitério Municipal dos Imigrantes. A cerimônia visa promover a memória da resistência negra na cidade e marca a semana de atividades.

No período da tarde, o tradicional cortejo segue do Museu Nacional de Imigração até a Praça da Bandeira, onde haverá a Lavagem do Monumento às 17h, um momento que mescla as demandas sobre visibilidade e marca o apelo contra a intolerância dareligiosidade afro-brasileira.

A programação escolar prossegue na Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem com a Caravana Cultural, e as exposições “Negras Memórias” e “África em Nós” na sexta-feira (21). No sábado (22), o Mercado Municipal de Joinville já tão agraciado com as rodas de samba e a gastronomia local, contará tambémcom o “Encontro de Grupos Afro” e a presença do Maracatu Morro do Ouro, Afoxé Omilodê, grupo Kurima (grupo de estudantes negros da Ufsc), das Escolas de Samba de Joinville e claro, das apresentações de Jongo, Danças Afro, Capoeira e Makulelê. A celebração inicia às 11h e prossegue durante todo o dia com entrada aberta e gratuita.

E para fechar a Semana da Consciência Negra, no domingo 23 de novembro, o Parque da Cidade recebe as apresentações culturais com grupos de Hip Hop, capoeira, Afoxé Omilodê e Maracatu, a partir das 10h30. A noite, a “Feijoada com Ashé” encerra a programação com muita gastronomia, dança, e samba na Casa da Vó Joaquina. Os trabalhos nas escolas municipais prosseguem até o dia 24 com exposição itinerante “África em Nós”, na Escola Municipal João de Oliveira.

A 6ª Semana da Consciência Negra é um projeto realizado pela Casa da Vó Joaquina, em parceria com diversos movimentos sociais, sendo contemplado em 2013 no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Confira a programação completa no site da Prefeitura de Joinville e no Facebook da Casa da Vó Joaquina.

Serviço:
O quê: 6ª Semana da Consciência Negra
Quando:15 a 24 de novembro
Quanto: Gratuito
Informações: 47: 3426 6601
Informações adicionais à imprensa: (47) 9644.4087| 8443.5608 com Jacila de Souza Barbosa

 

Agenda

agenda

Facebook