Semana de Oração Pela Unidade Cristã – Souc 2018

O Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão de Santa Catarina (CIER) realizou nos   dias dois e três de abril o seminário de preparação para a Semana de Oração Pela Unidade Cristã (SOUC 2018). Mais uma vez o Centro dos Direitos Humanos de Joinville (CDH) participou deste evento para realizar a SOUC em Joinville juntamente com a Comissão Ecumênica.

O encontro aconteceu em Rodeio 12 e reuniu representantes de várias Dioceses e Sínodos do Estado. Cerca de 40 pessoas aprofundaram o texto base da SOUC que se fundamenta em Ex. 15, 1-21 “A mão de Deus nos une e liberta”. Esta semana de Oração foi preparada pelas igrejas do Caribe e nos desafia à abertura para que a mão de Deus nos uma em favor da libertação.

A adaptação para a realidade brasileira foi realizada pelo CIER e suas principais reflexões ficaram em observar foi de quais prisões o Brasil precisa se libertar entre tantos grilhões. Todos os dias trazem no seu texto uma reflexão sobre os discursos de ódio que aumentam dia a dia na sociedade desejando tortura e morte do que é considerado diferente. A SOUC propõe como a Campanha da Fraternidade este ano, a superação das diversas formas de violência a partir da observância e vivência da misericórdia de Deus.

As assessorias do seminário  ficaram por conta da Biblista, Irmã Meri Luzia Hammes e do Professor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), Pastor Renatus Porath. Os trabalhos sobre o texto do livro do Êxodo expuseram como Deus se revela como aquele que vê a opressão do seu povo, ouve o seu clamor, conhece seus sofrimentos e desce para libertá-los. Outro ponto importante foi a clareza de que o evento do êxodo juntamente com o exílio da Babilônia são elementos chaves que perpassam toda a Bíblia, para melhor compreensão da história.

O presidente do CIER, Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Inácio Lemke fez a apresentação do texto base e em comunhão com o vice presidente Dom Rafael Biernaski, bispo da Diocese de Blumenau participou dos momentos celebrativos que também foram pautados pelo material da SOUC. Juntos enviaram os participantes a multiplicar em seus espaços de atuação a temática da semana.

A SOUC começa no dia 13 de maio e encerra no dia 20. São dias para celebrar a unidade com uma reflexão profunda nas dificuldades sociais que o país vive. Pode ser celebrada de maneira simples e desde já organizada nas comunidades e instituições que sentem a necessidade de orar e trabalhar pela unidade e assim, na oração e reflexão lutar por um mundo mais justo e fraterno.

O seminário de preparação da SOUC em Joinville acontecerá amanhã (12), às 19 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Bairro Glória.

 

 

 

 

 

 

Agenda

agenda

Facebook