SOUC reflete sobre migrações

WP_20160508_009

Inicia a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC 2016). De 08 a 15 de maio o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) convida para celebrar a unidade,  impulsionados pelo lema: “Chamadas e chamados a proclamar os altos feitos do Senhor” (1Pe 2.9). Em Joinville a abertura da SOUC aconteceu na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Igreja da Paz) no Centro da cidade, preparada pela Comissão Ecumênica. Representações da Igreja Luterana, Católica e Ortodoxa celebraram a comunhão, diálogo eWP_20160508_066 acolhida que nos faz refletir sobre as migrações  a partir do povo Letão.

A Letônia é como uma “ponte” entre as tradições católicas, protestantes e ortodoxas. Este “ecumenismo vivo” provém de experiências de cantos e orações em comum que encontraram o caminho da unidade no processo de independência e redemocratização da nação, nos anos 1990. Outro fator importante  é ressaltar que muitas famílias saíram da Letônia em busca de paz, em lugares que pudessem expressar sua confissão de fé, pois, quando a Rússia conquistou a Letônia, o povo ficou submisso aos Czares. Eram desrespeitados em sua língua, religião, cultura e tradições. Por esta razão as pessoas migravam.

WP_20160508_048Assim, a SOUC pede o aprofundamento não apenas na oração, mas no conhecimento da realidade de milhares de pessoas que saem de seus países de origem em busca melhores condições de vida. A tolerância deveria ser uma convicção passageira. Ela deveria conduzir ao reconhecimento do direito à dignidade que é inerente a cada ser humano. Durante a celebração todas e todos formam chamados a serem luz do mundo e propagadores da unidade em Cristo.

Celebre a SOUC e reflita seu tema na sua comunidade. A Comissão Ecumênica convida também para outros encontro da SOUC que vão acontecer na cidade. Segue cronograma de celebrações da SOUC que aconteceram ao longo desta semana:

Celebrações Intermediárias

Quando: 10 de maio

Local: Comunidade São Domingo/Encontro setorial dos grupos bíblicos de reflexão – Rua Boemervaldt 3590, fundos, casa da Dona Janete na Comunidade São Domingos. Paranaguamirim

Horário: 19h30

Quando: 11 de maio

Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Rua XV – Glória

Horário: 19h30

 

Quando: 12 de maio

Local: CDH – Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 660- Bucarein

Horário: 19h30

 

Encerramento

Quando: 13 de maio

Local: Paróquia São Domingos Sávio – Jardim Paraíso

Horário: 20 horas

Fonte: Texto Base da Souc

 

Agenda

agenda

Facebook