História

Um pouco da nossa história

Origem

O Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz (CDH)  é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública, que tem por objetivo promover, difundir e lutar pela defesa dos Direitos Humanos de todas as pessoas. Para tanto observa os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Carta de princípios do Movimento Nacional dos Direitos Humanos – MNDH, instituição à qual é filiado.

Foi fundado no dia 11 de março de 1979, por um grupo de lideranças populares, operários e religiosos locais, motivados pelo compromisso com pessoas em situação de pobreza, risco e exclusão social, isto é, aquelas pessoas alijadas de seus direitos fundamentais, com o intuito de organizá-las na defesa desses direitos e na conquista e construção de uma sociedade justa.

É o terceiro CDH fundado no país. Tem como eixo a defesa da vida e dos direitos universais, individuais e coletivos previstos na constituição federal brasileira, dentre outros documentos pertinentes, contra a violência. Desde sua criação apresenta significativa atuação em defesa da moradia, da terra, dos diretos da criança e adolescente e da mulher.

Âmbito de Atuação

Atua enquanto sujeito político comprometido com mudanças sociais e na promoção das diretrizes da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Resolução-ONU de 10 de dezembro de 1948), da Carta de Princípios do Movimento Nacional dos Direitos Humanos – MNDH, da Constituição Federal Brasileira e outros instrumentos nacionais e internacionais vigentes em favor da dignidade humana.

O CDH atua em Joinville e em todo o estado, fomentando a articulação do movimento de direitos humanos, conselhos, redes e fóruns. É filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e à Associação Brasileira de Ong’s (ABONG)

Com quem trabalhamos

O CDH tem como público principal:

Organizações populares, movimentos sociais, crianças e adolescentes, sindicatos urbanos e rurais, mulheres, negros, estudantes e professores, moradores de ocupação de terras, Ong’s, associações, igrejas, pastorais sociais, movimento sem terra, conselhos, sistema prisional e população em geral.

bannercdh960

Agenda

agenda

Facebook