Dia Internacional da Mulher – Dia de Reflexão

Marcado por um movimento de luta das mulheres por justiça e igualdade, o dia 8 de março traz o emblema de Dia Internacional da Mulher. Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga horária de 16 para 10 horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Este ato teve como resposta a violência. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato de total crueldade. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta data foi criada não apenas para a mulher ser lembrada com presentes e flores. O Dia Internacional da Mulher é um dia de reflexão sobre as violências e desigualdades sofridas ao longo da história. Serve para impulsionar lutas e comemorar conquistas, mas principalmente abre caminhos para discutir o papel da mulher na sociedade atual.
O esforço é para eliminar o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Por isso, o Centro dos Direitos Humanos de Joinville vem por meio do Fórum de Mulheres parabenizar e convocar todas as mulheres a reavivar a memória deste ato heroico de pessoas que lutaram e deixaram como herança os direitos que temos hoje, pensando no mundo que queremos deixar para as gerações futuras.

Parabéns às mulheres que sabem o sabor da luta por direitos

Parabéns às mulheres que sabem o sabor da luta por direitos

Agenda

agenda

Facebook