Comissão Ecumênica de Joinville Promove Seminário Sobre o Batismo

150108_738614279550894_635072206202518443_n

Padre Elias Wolff – Assessor de assuntos Ecumênicos da CNBB

Na última quinta-feira (30), aconteceu o Seminário Ecumênico sobre o Batismo, no auditório da Unidade Saguaçu do Bom Jesus Ielusc. O evento contou com mais de 60 pessoas e o estudo baseou-se documento: “Ato do Reconhecimento Mútuo da Administração do Sacramento do Batismo entre Igrejas-Membro do Conselho Mundial de Igrejas (CONIC)” e as Implicações do Mútuo Reconhecimento do Sacramento do Batismo para a Vida das Igrejas.

Assessoraram o encontro o Pastor Leandro Hofstätter  da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) e o Padre Elias Wolff da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) – da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O seminário estava no planejamento anual da Comissão Ecumênica de Joinville, por perceber a necessidade de aprofundar o diálogo sobre este sacramento direcionando-o principalmente para as secretárias das Paróquias e às pessoas que preparam os cursos de Batismo que lidam diariamente com o tema.

1907307_738613982884257_1569387996419374842_n

O Pastor Leandro fez um panorama das consequências da Reforma Luterana e enfatizou a importância da convergência do Batismo. “Se todos somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, dizer não para este batismo é dizer não para Deus”, explica. O aprofundamento do documento ficou por conta do Padre Elias, que fez a leitura na íntegra explicando cada item. De acordo com Padre Elias, nem tudo que está documentado se tornou consenso em ambas denominações presentes no seminário, ainda existe muito que aprofundar e dialogar para que este estudo chegue na base de nossas igrejas.

Estavam presentes também o Vice-Sinodal da IECLB, Pastor Marcos Oliveira que é coordenador da Comissão Ecumênica e o Padre Luciano dos Santos coordenador das Pastorais da Diocese de Joinville. Os dois fizeram a acolhida e oração inicial do evento. O Pastor Marcos enfatiza que é prioridade da Comissão Ecumênica a formação de agentes no diálogo denominacional e assume o compromisso de promover outros seminários desta natureza.

Pastor Leandro Hofstätter da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB)

Agenda

agenda

Facebook