NOTA DE REPÚDIO A CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO GOVERNO FEDERAL INTITULADA “O BRASIL NÃO PODE PARAR”

Diante de uma pandemia que assola o mundo, o Governo Federal, na figura do maior cargo do Poder Executivo, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, já demonstrou total despreocupação com a saúde da população em diversos pronunciamentos realizados. Mas a demonstração da perversidade e do racismo do seu mandato estão presentes na propaganda “O Brasil não pode parar”.

Com uma música triste de fundo e uma narração repetitiva, direcionada aos mais pobres, autônomos, desempregados e pequenos empresários, a propaganda gera medo e promove ação para que as pessoas coloquem a saúde em risco, para preservar a economia. Como se não bastasse, preenche visualmente a propaganda de personagens negros, pobres, subalternizados. Deixando ainda mais explícito, quais vidas quer colocar em risco.

Um material extremamente racista, que relembra os ideais eugenistas, presentes no século XIX e que sobrevivem até hoje, como podemos enxergar nessa campanha publicitária. Um ideal aceito e propagado pela classe dominante do país que sobrevive até hoje colhendo os frutos do passado escravocrata, mas que, ainda assim, não se contenta com seus lucros e aposta na perversidade do neoliberalismo para matar corpos em detrimento do enriquecimento dos seus e de suas famílias.

Repudiamos veementemente a peça publicitária, bem como esse governo que se demonstra cada dia mais racista e despreocupado com aqueles e aquelas que sustentaram e sustentam esse país.

Exigimos que as instituições se pronunciem diante desse crime e não se omitam, mais uma vez, ao pensar em uma solução para parar esse desgoverno perverso.

Reforçamos aos milhares de negros e negras que sustentam esse país: se possível, FIQUEM EM CASA!

Pelos milhares dos nossos que deram a vida por esse país: se possível, fiquem em casa. Pelos milhares que não tiveram direito a indenização: se possível, fiquem em casa! Pelos nossos mais velhos: se possível, fiquem em casa! Preservem suas vidas.

VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

Assinam:

Movimento Negro Maria Laura
– Ashanti – Coletivo de Mulheres Negras
– Juventude Manifesta – SC
– Frente Joinville pela Democracia
– União Nacional LGBT de Joinville
– Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia
– União da Juventude Socialista de Joinville
– Centro Acadêmico de Direito da Univille – Gestão Todas as Vozes
-Núcleo de Estudos Negros – SC
– União da Juventude Comunista – Joinville
– Coletivo Feminista de Mulheres Negras Antonieta de Barros
– Resistência (PSOL Joinville)
– Partido Comunista Brasileiro
– Primavera Socialista (PSOL Joinville)
– PSOL Santa Catarina
– Coletiva Autônoma Estudantil (ColAE)
– Comuna (PSOL Santa Catarina)
– Fórum de Mulheres de Joinville
– Baque Mulher Joinville
– PT Joinville
– CDH – Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz
– Coletivo Anarquista Bandeira Negra
– Coletivo Negras Petistas

Agenda

agenda

Facebook