Saúde da Mulher em pauta – Conferência Livre no Bairro Jardim Paraíso

PANO_20170421_144324

Vai acontecer nos dias 05 e 06 de maio a Primeira Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O Centro dos Direitos Humanos de Joinville (CDH) representa o segmento “Usuários” no Conselho Municipal de Saúde e tem como função realizar Conferências Livres com a intenção de divulgar e preparar delegadas para o evento. Na última sexta-feira (21) o  CDH esteve no Bairro Jardim Paraíso e reuniu cerca de trinta mulheres da comunidade para debater como está a situação da saúde da mulher. O Conselho Comunitário do bairro, um grupo de mães e a Pastoral da Criança ajudaram na organização da conferência livre que usou o auditório da Paróquia São Domingo Sávio.

O encontro teve uma breve explanação sobre as conquistas na área da saúde, a importância do SUS e como funcionam as instâncias de participação política por meio do Controle Social. Em seguida, baseadas no tema que vai orientar a etapa municipal “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, o grupo iniciou suas avaliações e levantaram propostas. Houve uma explanação para situar também a complexidade da integralidade e da equidade. Os eixos temáticos da conferência também pautaram as propostas:

1. O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida das mulheres: Neste tema foram abordadas questões de falta de cultura, lazer, falta de políticas de habitação/saneamento básico e de proteção social que oportunizem e empoderem as pessoas.

2. O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres: As mulheres trabalhadoras do bairro sentem muito a falta de estrutura do transporte coletivo. Falta de ônibus na madrugada e a superlotação em horários de pico. As questões de abuso dentro dos coletivos também foram levantadas. O tema recorrente das desigualdades de salários também fez parte dos relatos das mulheres.

3. Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres: No que diz respeito a vulnerabilidade, o grupo levantou a complexidade da saúde da mulher as questões das doenças sexualmente transmissíveis em específico sífilis, sífilis congênita e hepatites, o câncer de mama e a falta de profissionais. Outra questão ligada à vulnerabilidade foram todas as formas de violência e a falta de acesso à justiça (que hoje é centralizada).

4. Políticas Públicas para mulheres e participação social: Sente-se a ausência de formação política e espaços de debates sobre temáticas que dizem respeito aos direitos das mulheres.

Outras carências como falta de equipes de atendimento qualificadas como psicólogos, fonoaudióloga, dentista entre outras especialidades faltam na região. Saíram como delegadas para a conferência municipal duas mulheres do grupo.

A próxima conferência livre acontecerá no dia 29 de abril na sede do CDH. Segue link do evento no Facebook:  https://www.facebook.com/events/1820047281591058/

Agenda

agenda

Facebook