Compartilhamento de Saberes em Direitos Humanos

Da esquerda para a direita: Professor Fernando Sossai, Advogada Cynthia Pinto da Luz, Irma Kniess

Alunos da Univille estiveram ontem (03), no CDH, com o “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)”. O projeto é coordenado pelo professor do departamento de História da Univille Fernando Cesar Sossai. O PIBID é um programa do Governo Federal para Universidades com Licenciatura e oferece para os graduandos trabalhos de campo. É interdisciplinar e atua com atividades voltadas para Letramento Digital, Direitos Humanos e Educação: Cruzamentos na formação de professores, com duração de quatro anos (2014-2018).

O objetivo principal do PIBID é oportunizar o compartilhamento de saberes teórico-metodológicos advindos de diferentes áreas do conhecimento humano entre os estudantes dos cursos de licenciatura da Univille (Artes Visuais, Educação Física, Letras), alunos e profissionais atuantes nas escolas de ensino básico de Joinville e região, no que tange aos debates sobre direitos humanos, letramento e formação de professores.

A visita ao CDH foi para conhecer a história, a atuação e os principais trabalhos da instituição para inicialmente propor um trabalho em conjunto com os projetos que já estão em andamento. A Advogada do CDH, Cynthia Pinto da Luz fala da visibilidade e credibilidade que o CDH conquistou ao longo dos 35 anos de atuação, por tratar os assuntos e lutas de maneira coerente, principalmente nas principais demanda da instituição que são a luta por transporte público, moradia, saúde, educação e segurança pública.

DSC07117

Os questionamentos dos alunos vêm de encontro com uma das preocupações do CDH que é o entendimento do que são os Direitos Humanos e a formação de pessoas para que tenham seus direitos garantidos. A coordenadora do CDH, Irma Kniess ressalta a importância de futuros profissionais que se preocupem em dialogar sobre Direitos Humanos. Os graduandos que acompanham o PIBID atuam nestas escolas de ensino fundamental e básico: EM Rosa Maria Berezoski Demarchi (Jardim Paraíso), EM João Costa (Jarivatuba), EEB Maestro Francisco Manoel da Silva (Vila Nova), oferecendo debates e oficinas sobre Direitos Humanos.

O professor Sossai fala da importância da militância intelectual em Direitos Humanos e vê a região carente desta reflexão. Uma das ideias levantadas no encontro foi a possibilidade dos graduandos participarem da preparação da Escola de Formação Popular em Direitos Humanos, trabalho que o CDH  já realiza há seis anos.

Agenda

agenda

Facebook