Curso: Ditadura nunca mais, diretos humanos sempre

2014. São 50 anos desde o golpe militar.  Cinco décadas que remontam ao cenário que antecedeu a derrubada do presidente João Goulart na primavera de 1964 e instituiu o regime militar no Brasil.

O Centro dos Direitos Humanos de Joinville (CDH) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTE/Joinville) promovem um curso dirigido aos professores da rede de ensino estadual sobre o golpe militar e as particularidades dessa história em Joinville.

O objetivo do curso ‘Ditadura nunca mais, direitos humanos sempre’ é incentivar o debate sobre a história do golpe no ambiente escolar, tendo os direitos humanos como base para refletir o passado e desvendar a história não contada no ensino formal.

O curso irá analisar o contexto político no qual o golpe se deu, os anos iniciais do regime militar, a censura, a tortura, as violações dos direitos políticos e civis, a resistência e suas repercussões até os dias de hoje.

Uma das oficinas debaterá o papel no golpe do 13ª Batalhão de Caçadores, atual 62ª Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro instalado em Joinville desde 1920, e a repressão aos políticos e lideranças que aqui resistiram, sendo muitos deles obrigados a entrar na clandestinidade.

Ainda, terá foco na estrutura jurídica do Brasil no período que antecedeu o golpe de 1964, em especial o papel da Justiça Militar, a institucionalização do aparato repressivo e, por fim, o processo político que derrubou o regime militar e a transição conservadora que culminou com a atual ordem constitucional.

Os assessores convidados são a professora Luisa Rita Cardoso, mestranda de História da UDESC, o professor Wilson de Oliveira Neto, mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE, o professor e especialista na área de história sobre Teatro e Censura, Cristovão Petry que trará um enfoque cultural sobre o tema, e o professor e advogado Luiz Gustavo Assad Rupp, coordenador do CDH e vice-presidente da Subseção da OAB de Joinville.

Esta data exige a presença da história no espaço escolar para desmascarar falsas versões e ajudar a construir a verdadeira história.

O curso é gratuito e concede certificação de 16 horas/aula. As vagas são limitadas e as inscrições são aceitas no período de 20 de janeiro até 03 de fevereiro. Vale a pena conferir no sítio www.centrodireitoshumanos.org.br.

 

 

Agenda

agenda

Facebook