Preparação do Projeto Nem tão Doce Lar

De acordo com a pesquisa divulgada no site DataSenado sobre a violência doméstica contra a mulher, em 2013, mesmo com as campanhas voltadas à divulgação da Lei Maria da Penha, cerca de 13 milhões e 500 mil mulheres já sofreram algum tipo de agressão (19 % da população feminina com 16 anos ou mais). Destas, 31 % ainda convivem com o agressor. E pior: das que convivem com o agressor, 14% ainda sofrem algum tipo de violência.  Este resultado, expandido para a população brasileira, implica em dizer que 700 mil brasileiras continuam sendo alvo de agressões.

Por isso, o Departamento de Diaconia da Igreja Luterana de Joinville, junto com o Centros dos Direitos Humanos Maria da Graça Braz (CDH), Fórum da Mulher, Conselho Municipal da Mulher, Sínodo Norte Catarinense, Centro Cultural Escrava Anastácia (CDRH) CRAS, ACE e a Igreja Católica (ICAR) trazem para a cidade a intervenção/projeto “NEM TÃO DOCE LAR” (NTDL) . Originalmente criada pela antropóloga Uma Hombrecher, com o nome “Rosen Strasse” (Caminho das Rosas), a exposição/intervenção foi adaptada para a realidade brasileira pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), com sede em Porto Alegre. Somente a FLD detém os direitos de uso da metodologia.

Esta intervenção consiste em montar um micro ambiente de uma casa e mostrar sinais de violência doméstica (crianças, idosos, mulheres e homens). Para isto serão oferecidas oficinas para agentes que atendem pessoas vítimas de violência em Joinville e região e orientá-las para uma atividade que irá acontecer no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na Praça Nereu Ramos (das 9h às 17h). A capacitação tem a duração de seis horas e acontecerá nos dias 21 de fevereiro (das 13h às 19h) e 22 (das 8h às 14h) na sede do Centro dos Diretos Humanos de Joinville.

As vagas para a capacitação são limitadas (30 vagas no dia 21 e 30 no dia 22), as inscrições podem ser feitas pelo telefone 84280244 e pelo e-mail cdh@terra.com.br.  Depois do evento no Dia Internacional da Mulher o projeto visa montar a casa em escolas, comunidades e nos seis territórios do CRAS. Mais informações sobre o projeto acesse:  http://departamentodediaconia.blogspot.com.br/2014/02/nem-tao-doce-lar.html

Serviço:

O que: Oficinas de capacitação para o projeto NTDL para apresentação no dia Internacional da mulher na Praça Nereu Ramos.

Quando: Sexta 21/02 – das 13h às 19h

Sábado 22/02 – das 8h às 14h

Onde: Centro dos Direitos Humanos de Joinville, rua Plácido Olímpio de Oliveira, 660 – Bucarein. Fone: (47) 3025-3447

Finalidade: Preparar pessoas que atendam pessoas vítimas de violência em Joinville e região para promover o projeto NTDL.

Assessoria de Imprensa do Centro dos Direitos Humanos de Joinville – (47) 3025-3447

 

Agenda

agenda

Facebook