VII Seminário de Gestão Prisional, Segurança Pública e Cidadania

Seminário Seg Pub

Reserve sua agenda nos dias 18 e 19 de agosto: o Conselho Carcerário de Joinville, fundado em 1997, promove este ano o VII Seminário de Gestão Prisional, Segurança Pública e Cidadania. Realizado bi anualmente, o evento tem o objetivo de promover debates sobre a situação da cultura prisional brasileira, capacitando e articulando conselheiros, lideranças comunitárias e de movimentos sociais, operadores do direito, trabalhadores da segurança pública e toda a comunidade na luta pela superação desse contexto que fere os direitos humanos.

Em 2016, o tema do Seminário é a Condição da Mulher no Cárcere e na Execução Penal, abordando assuntos como saúde, condições sanitárias, insegurança alimentar e nutricional, drogas, fornecimento precário de itens de necessidade básica, desamparo social, afetivo e emocional, e outras questões como a revista vexatória e visita íntima. O presidente do Conselho Carcerário, Nasser Haidar Barbosa, ainda chama atenção para a banalização dos direitos humanos em coisas pequenas. “A questão do transporte para o cárcere, por exemplo, onde os presos ficam no camburão da viatura sem nenhuma segurança”, explica.

O evento é aberto à toda comunidade, contando com um público de conselheiros dos conselhos da comunidade de todo o Brasil, autoridades públicas de todas as esferas de poder (executivo, legislativo e judiciário), pessoas presas ou com penas restritivas de direitos e seus familiares, profissionais da área de segurança pública e do sistema prisional, policiais civis, militares e agentes prisionais, profissionais do poder Judiciário e do Ministério Público, profissionais de organizações governamentais e não governamentais, entre outros.

Agenda

agenda

Facebook